Como lidar com clientes que não pagam

Não há motivo para pânico. Todo empreendedor já passou por isso. Quer ele trabalhe com produtos, serviços, seja freelancer, grande empresário ou micro. Todo mundo tem alguma história de cliente que tentou desaparecer sem pagar. A primeira dica, portanto, é manter a calma. Isso não está acontecendo apenas com você.

Antes de pensar como lidar com os inadimplentes, é preciso analisar os métodos da sua empresa. Tudo precisa ser pensado para que a taxa de inadimplência seja a menor possível (se for zero, excelente).

Se você oferece serviços mensais, por exemplo, faça contratos para todos os clientes. E faça a cobrança por boletos bancários. Se você tem um pequeno mercado no bairro, não aceite que os clientes, por mais que você os conheça ou faça uma boa análise de crédito, paguem com cheques (deles ou de terceiros) ou então anotem no “caderninho”. O pagamento deve ser feito na hora, mediante análise de crédito do perfil do teu cliente, para entender até quanto você poderá “negociar” e facilitar o crédito para ele. O mesmo vale se você tem uma loja de roupas.

Esses foram apenas alguns exemplos, mas seja qual for o seu negócio, pense em limitar as chances de sofrer prejuízos com falta de pagamentos. Não dê brechas para o calote acontecer!

Se mesmo com um sistema eficiente, alguns clientes ainda não pagarem nas datas corretas, o indicado é entrar em contato com eles.

No primeiro dia após o vencimento, um email é o indicado, com o objetivo de “refrescar a memória”, porque parte dos clientes realmente esquece de pagar no dia. Lembre-o do pagamento amigavelmente e pode já incluir neste email um novo boleto ou dados para depósito.

Se alguns dias depois disso, você não obtiver resposta, o recomendado é uma ligação.

Mesmo assim, se o cliente não retornar, o indicado é avisá-lo da suspensão dos serviços (se esse for o caso do seu negócio), até a situação ser regularizada. Isso costuma causar impacto no cliente, que percebe que o impacto da inadimplência está afetando a ele também, não apenas a empresa contratada.

Esteja disposto a negociar condições de pagamento, caso a situação ainda não tenha se resolvido após emails e ligações. Mas não deixe que isso tire sua paz interior, estrague sua semana ou prejudique a atenção que você deve dar aos clientes que são bons pagadores.

Lembrando que a CDL Caxias pode ser uma grande aliada quando o assunto for inadimplência. O serviço CDL Cobrança atende mais de 600 associados na recuperação de dívidas, compreendendo os mais variados segmentos com técnicas de negociação eficientes e confiáveis.

Em 2017, a CDL Cobrança recuperou mais de R$ 2 milhões em dívidas que eram consideradas perdidas. O serviço atua na análise da carteira inadimplente do associado, buscando evitar perdas, recuperar valores e reatar relações comerciais que são importantes para os dois envolvidos. Nossos especialistas nessa área entendem que quanto mais eficaz for essa política, menor serão as perdas por falta de pagamento. E o objetivo é que o empresário não precise perder tempo com cobranças. O serviço é feito pelos profissionais da CDL.

Fale conosco e saiba como podemos ajudar o seu negócio. Leia mais aqui

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

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