Sociedade: o que fazer para esse casamento dar certo?

Divisão de tarefas, divisão de lucros e despesas, convivência, personalidades: todas essas questões que são importantes em um casamento – e podem decretar o fim do relacionamento – também são fundamentais à sociedade empresarial, com um agravante: não se conta com o amor para relevar as falhas…

Listamos, a seguir, aspectos a serem avaliados antes de dizer SIM para um novo sócio. Porque é preciso estar preparado para dividir sua empresa com alguém. A lista serve também para sociedades existentes: se há algum problema nessa relação, é porque houveram falhas em um desses pontos. No entanto, antes de romper, é possível reavaliar os motivos pelos quais estão juntos, pesar a decisão e corrigir equívocos lá do início. Talvez reconciliar valha a pena!

O SEU MOMENTO

Você está pronto para dividir um negócio com outra pessoa? O aspecto financeiro vai ajudar a responder essa pergunta, seja para incluir um sócio na sua empresa ou para iniciar, com alguém, um novo negócio. Faça as contas para ter certeza de que o rendimento da sua empresa será suficiente para arcar com mais um colaborador como sócio.

O PAR IDEAL

Também não há pessoas perfeitas nessa relação. Mas é preciso encontrar quem melhor se encaixa nos seus propósitos empresariais, pelos motivos certos. Escolher alguém, por exemplo, pelo aspecto financeiro, não é uma boa receita, como em qualquer casamento. Avalie afinidade em todos os sentidos: é isso que vai equilibrar a relação determinar o sucesso da sociedade.

O QUE TEMOS EM COMUM

Para uma sociedade funcionar, é preciso que ambos entendam os objetivos do negócio e que queiram caminhar juntos. Seja muito claro ao especificar suas metas, seu público, a atuação no mercado, o foco, as prioridades. As concessões entre os sócios devem ser feitas nesse momento: é mais fácil ceder agora do que durante o andamento do negócio.

COMPLEMENTARES

Dividir tudo conforme o percentual de cada um na sociedade é bom para esclarecer o contrato, mas nem tudo é tão 50/50 assim. Equilibrar as demandas não significa dividir todas as tarefas, por exemplo, pela metade. Fazer isso pode parecer justo, mas, na prática, é ignorar os talentos individuais. Seja humilde para perceber no que o outro é melhor do que você e faça dos talentos individuais uma recurso para uma relação mais dinâmica de trabalho.

OFICIALIZE

Aqui há uma vantagem em relação aos casamentos: um contrato mais amplo claro sobre o papel de cada um. Não basta concordar em uma conversa, é preciso especificar tudo no Contrato Social: a participação; as responsabilidades; a retirada de capital; o negócio, em si; a divisão de lucros e despesas (muita atenção a esta parte, o nosso “na riqueza e na pobreza”, item responsável por grande parte das dissoluções de sociedade).

NÃO SEJA INDIVIDUALISTA

Ser empresário dá uma sensação de não precisar prestar contas a ninguém. Em uma sociedade, você precisa estar pronto para dar satisfações e cobrá-las também. Abandone o “EU”, todos os passos e decisões devem ser pensados em conjunto.

CONVERSE

Mantenha o diálogo aberto, honesto e frequente. Essa integração alimenta a confiança entre os sócios. Fale de suas insatisfações, de maneira construtiva, sempre que elas ocorrerem. Pequenos problemas acumulados, além de promoverem indisposição, acabam vindo à tona de uma vez só e podem acabar com a sociedade. Uma boa maneira de não transformar esse diálogo em discussão é basear-se em dados mensuráveis sobre os lucros, despesas, clientes, e cumprimento das demandas de cada um. E isso também ajuda a manter o foco nos objetivos traçados para a empresa.

NEGÓCIOS À PARTE

Seu sócio pode ser um amigo (se não é, é bom que se torne) ou um familiar. Entenda que, quanto mais próxima for a relação, mais cuidados você deve tomar com a oficialização e cumprimento dos papéis. É inevitável que as relações pessoais interfiram no trabalho e, em sociedade, é fundamental que, inclusive essas, sejam gerenciadas de forma profissional. O que causa os rompimentos de sociedade não são os problemas pessoais, em si, mas a maneira pessoal como se lida com eles.

Gostou das dicas? O que mais você considera importante na relação de uma sociedade empresarial?

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s