Planejamento estratégico 2019. Está na hora de começar?

Sim!

Se você é empreendedor, provavelmente deve ter a sensação de que passa os dias correndo e resolvendo problemas, tentando dar atenção a tudo (na medida do possível) e fechar a semana de trabalho sem grandes complicações.

É até difícil, nesse cenário, pensar em planejar o ano que vem, quando você mal está conseguindo tempo para respirar e planejar o que ainda quer conquistar neste ano. Mas saiba que o quanto antes você começar o planejamento, mais fácil será de alcançar os seus objetivos para 2019.

É a partir do final do primeiro semestre, ou seja, a partir de agosto (portanto, agora), que as expectativas em relação à economia passam a estar mais definidas. As possibilidades de êxito nas estratégias de negócios aumentam com um ambiente menos incerto. Portanto, segundo especialistas, essa é a hora de começar.

Talvez você prefira esperar para outubro para fazer o planejamento do próximo ano, afinal, 2018 é ano de eleições presidenciais, e um novo cenário econômico pode se desenhar depois disso. Essa é uma opção também. O importante é que você não deixe para janeiro – o que muita gente faz, e o que é prejudicial ao crescimento da empresa.

Na hora que for planejar, analise o que tem dado certo e errado neste ano, reconheça as suas limitações (o que precisa melhorar) e os seus pontos fortes (que podem te ajudar a chegar mais longe), analise os concorrentes e o mercado (informe-se sobre as tendências) e dê atenção especial às finanças: como elas serão controladas em 2019? Será preciso economizar mais ou será um ano de investimentos na empresa?

Defina as metas. E as metas do ano que vem já podem começar a serem traçadas agora. Não adie!

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

Deixe uma resposta